Jobshadowing em Koblenz, Alemanha - 4º dia (08.05.2025)
Nas aulas de hoje, observámos melhor como os professores e os alunos trabalham com recurso ao quadro digital e aos iPads.
A docente Laura Wagner demonstrou como pode fazer a gestão da turma através do iPad, atribuir tarefas, projetar as respostas dos alunos e enviar ficheiros/fichas de trabalho (é usado o termo 'airdrop' como verbo, em consonância com o software da Apple). Curiosamente, o quadro interativo parece ser apenas utilizado como tela de projeção, embora possibilite outras funcionalidades e permita trabalhar tanto com a Microsoft, Android, como com a Apple.
A docente mostrou-se bastante satisfeita com o uso dos iPads na sala de aula pela economia de papel. Explicou que todos os alunos recebem um iPad gratuito no 10.º ano, oferecido pela Câmara de Koblenz.
Numa aula de Alemão de uma turma do 11.º ano, de nível avançado, dedicada à Literatura, foi lido e analisado o poema de Johann Wolfgang Goethe, "Neue Liebe, neues Leben" (1774-1775). Foi curioso constatar que os alunos não pareciam habituados à análise formal de um poema, nomeadamente, à identificação do esquema rimático. Além disso, os tópicos para a realização da tarefa não foram projetados, mas registados no quadro branco, de forma tradicional.
Já numa aula de Alemão do 6.º ano, a docente Laura Dolezich utilizou o quadro interativo para projetar perguntas de orientação para a leitura da obra Für immer Alaska ('Para sempre Alaska'), de Anna Woltz, esclarecer o tema central do texto e caracterizar os protagonistas da obra.
Numa outra turma de 6.º ano, está a ser estudado Der kleine Prinz ('O Principezinho"), obra igualmente integrada no currículo português. A docente Maike Groβ referiu que, apesar de os discentes não perceberem facilmente todos os sentidos do texto, o objetivo da escola é desenvolver o seu pensamento crítico e esta obra permite fazê-lo. Nesta aula, começaram por apresentar os seus trabalhos de casa a respeito da análise do capítulo XIII e prosseguiram com a análise do capítulo XIV, através da interação vertical e horizontal (professor-aluno e aluno-aluno), não recorrendo a qualquer ferramenta digital.A nossa anfitriã, Catharina Caesar, coordenadora do projeto Erasmus, acompanhou-nos para almoçar no Mondrian Burger & More, onde provámos uma especialidade alemã, tradicionalmente servida no Natal, Hausgemachte Rinderroulade mit rotweinsauce und Kartoffelpüree.
Depois de almoço, visitámos o Mittelrhein-Museum, que retrata, através da escultura, pintura, artes decorativas e vestígios arqueológicos, a dimensão artística e patrimonial de Koblenz, desde o século XII à atualidade. Destacamos um núcleo de obras do século XIX com diversas pinturas dos rios Reno e Mosela, e da região de Koblenz, pela sua riqueza etnográfica e paisagística.
O museu encontra-se no Forum Confluentes, um edifício cultural na Zentralplatz, desenhado pelo escritório Benthem Crouwel, em 2008, que alberga ainda a Stadtbibliothek (Biblioteca Municipal).
Bis zum letzten Schritt...
Jorge, Sónia e Susana
Comentários
Postar um comentário