Jobshadowing em Koblenz, Alemanha - 3º dia (07.05.2025)

 

Pela manhã ainda estava na nossa memória o delicioso Gipsy Schnitzel mit süβer Paprikasauce e a substancial Wurst mit Kartoffelpüree und Sauerkraut  da noite anterior.

   
 


O destaque das aulas de hoje vai para a aula bilingue de 10º ano de Social Studies, em que um aluno fez uma apresentação sobre o uso das novas tecnologias nas escolas da Rheinland-Pfalz ('Renânia-Palatinado'), a que se seguiu um debate com a turma. A este respeito, os alunos consideraram que usar o iPad nas aulas só é distrator se a pessoa quiser, sendo que, no mundo em que vivem e vão trabalhar, tudo é digital e têm de aprender a utilizar as ferramentas, e o melhor local para isso é a escola. Também consideraram que, por outro lado, passam muitas horas em frente a ecrãs, tanto nas aulas como em casa a trabalhar, uma vez que apenas utilizam o iPad, e isso de facto pode criar problemas de saúde. Referiram ainda a necessidade de mais formação dos professores e dos próprios alunos para poderem explorar de forma mais eficiente todas as funcionalidades permitidas pelos equipamentos.

Para além deste assunto, a aula focou-se nos meandros da eleição de Friedrich Merz como Chanceler alemão, pelo Bundestag (Parlamento alemão).

 



 
 

Na aula de Alemão de 8º ano lecionada por Conrad Schwarzrock, os alunos fizeram a leitura dramatizada de uma cena da peça Das Herz eines Boxers (‘O Coração de um Pugilista’), de Lutz Hübner, após a visualização de uma entrevista ao autor, aquando da sua exibição em Lisboa, em outubro 2022, no Teatro Aberto. Esta foi encenada por João Lourenço e protagonizada por Miguel Guilherme e Gonçalo Almeida. A articulação dos conteúdos do programa de Alemão com a cultura portuguesa é um apanágio da prática letiva deste docente, que realizou jobshadowing na nossa escola.

  

No momento cultural do dia, pudemos visitar a Basilika St. Kastor, com fundações que remontam ao primeiro século da nossa era, e com sucessivas renovações nos séculos XIII e XV. No seu interior destaca-se a pintura decorativa das nervuras das abóbadas, bem como escultura e pintura do século XVII ao século XIX.

Nas proximidades, ergue-se o Museu Ludwig, exibindo arte contemporânea, numa extensão do museu homónimo de Colónia.

    

     

Bis bald! 

Jorge, Sónia e Susana

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

14/01/25 Praga

17/01/25 Praga