Jobshadowing em Koblenz, Alemanha - 2º dia (06.05.2025)
Neste segundo dia de jobshadowing, entre as aulas da manhã, destacamos um encontro
especial, a que pudemos assistir, de um grupo de alunos de diversos anos de
escolaridade com uma deputada regional e ex-diretora escolar. O tema em debate
foi como proceder em caso de assédio em ambiente escolar e como estabelecer os
próprios limites em relação aos outros. Este tema foi ainda abordado no
intervalo da manhã, através de um projeto dedicado à sensibilização ao
bem-estar na escola. Os alunos foram convidados a marcar nas plantas do espaço
escolar os locais onde se sentem e onde não se sentem seguros.
Na aula de Inglês do 10º ano a que assistimos hoje, os alunos analisaram o primeiro capítulo da obra de Suzanne Collins, Hunger Games (‘Jogos da Fome’), tendo realizado as tarefas de compreensão nos seus iPads, enquanto a professora recorreu ao quadro digital e à smart pen para registar a síntese.
O momento cultural do dia foi dedicado a explorar a Festung (Fortaleza) de Ehrenbreitstein, construída entre 1817 e 1828, nas ruínas de um antigo forte destruído pelos franceses, e à qual se acede por teleférico sobre o rio Reno. Desse ponto privilegiado, avista-se não só a estátua do Imperador Guilherme I, situada na Deutsches Eck (“esquina da Alemanha”), que exalta a unidade do povo alemão, como a união dos dois rios, Reno e Mosela.
Curiosamente, na língua alemã, os rios são nomes geralmente masculinos, com a exceção do rio Mosela, pelo que a confluência destes dois, ao largo de Koblenz, simbolicamente representa a união do masculino (Reno) e do feminino (Mosela).
Terminamos por aqui, porque nos aguarda um
repasto faustoso numa Brauhaus
(cervejaria tradicional)… Será que conseguimos chegar ao 3º dia?...
Bis morgen!
Susana, Sónia e Jorge
Comentários
Postar um comentário