Artificial Intelligence for Education: Roma 06/03/2025

A sessão iniciou-se com a elaboração de uma tarefa destinada aos alunos utilizando as ferramentas de IA, tais como: Chatgpt, Google Gemini e Microsoft Copilot

Esta tarefa tinha por objetivo analisar e comparar a informação obtida com as diferentes ferramentas.

Após debate e reflexão, elencámos diferenças entre as ferramentas e as vantagens para o professor e para o aluno.

Pensando nos professores, duas das vantagens são:

trabalhar com mais eficiência

organizar planos de aula que desenvolvem competências específicas dos alunos

Pensando nos alunos, pretende-se que a utilização destas ferramentas desenvolva a aprendizagem, promova o pensamento crítico e que os alunos as utilizem também como autoreguladoras.

Um estudo de 2024, publicado na Edutopia, revelou que ferramentas de IA  podem melhorar as notas dos testes, mas o seu uso não supervisionado, durante as fases de desenvolvimento das competências, pode prejudicar a aprendizagem.


Por último, explorámos 
O Canva, como plataforma de design gráfico que possui uma versão educacional, com os recursos “Magic Write” e “Magic Design” que geram apresentações e documentos com base em qualquer prompt.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/01/25 Praga

17/01/25 Praga

13/01/25, Praga