Barcelona, 04/03/2025
Integrating AI in the Classroom With Critical Thinking
Esta sessão iniciou com uma atividade interessante de team building denominada "Name Game".
A dinâmica do jogo era simples mas eficaz: cada formando deveria escolher uma palavra positiva começando com a mesma letra do seu nome próprio. Após a escolha individual, todos os participantes tinham a responsabilidade de memorizar e repetir os nomes e palavras associadas de cada elemento do grupo.
O principal objetivo desta atividade era criar uma atmosfera de união e pertença, permitindo que cada participante se sentisse parte integrante do grupo. Através de um exercício lúdico e descontraído, a atividade promoveu a interação, a memorização e o estabelecimento de uma ligação mais próxima entre os elementos da formação.
Esta metodologia demonstra como jogos simples podem ser ferramentas poderosas para a construção de equipas coesas e motivadas.
NB: a itálico, Texto adaptado com assistência de Claude, modelo de IA (Anthropic), 4 de março de 2025.
Seguiu-se uma reflexão em grupos e discussão sobre a utilização ou não dos telemóveis na escola. Esta não foi consensual e as opiniões dividem-se.Algumas questões foram lançadas sobre o recurso à IA na sala de aula, vantagens e desvantagens. A IA está a mudar a educação para melhor? Como usar a IA para melhorar o processo de ensino e aprendizagem?
Em grupos, os formandos refletiram ainda sobre as competências do séc XXI, nas três categorias: Learning skills, Literacy skills and Life skills.
A sessão de hoje terminou com o conhecimento de algumas ferramentas que usam AI, por exemplo Curipod, Fobizz, Claude, Perplexity, Chatgpt. Amanhã iremos "praticar"...
NB: (segunda parte do post) Texto sem adaptações de IA, mesmo "ao natural", 4 de março de 2025
Deu ainda tempo para aproveitar "o natural"...
Comentários
Postar um comentário