Barcelona, 04/03/2025

Integrating AI in the Classroom With Critical Thinking


Dia 2
Hoje a manhã era de Primavera! Ótima para um passeio, ou trabalhar ao ar livre... mas não! 





Esta sessão iniciou com uma atividade interessante de team building denominada "Name Game".

A dinâmica do jogo era simples mas eficaz: cada formando deveria escolher uma palavra positiva começando com a mesma letra do seu nome próprio. Após a escolha individual, todos os participantes tinham a responsabilidade de memorizar e repetir os nomes e palavras associadas de cada elemento do grupo.

O principal objetivo desta atividade era criar uma atmosfera de união e pertença, permitindo que cada participante se sentisse parte integrante do grupo. Através de um exercício lúdico e descontraído, a atividade promoveu a interação, a memorização e o estabelecimento de uma ligação mais próxima entre os elementos da formação.

Esta metodologia demonstra como jogos simples podem ser ferramentas poderosas para a construção de equipas coesas e motivadas.

NB: a itálico, Texto adaptado com assistência de Claude, modelo de IA (Anthropic), 4 de março de 2025.

Seguiu-se uma reflexão em grupos e discussão sobre a utilização ou não dos telemóveis na escola. Esta não foi consensual e as opiniões dividem-se.

Algumas questões foram lançadas sobre o recurso à IA na sala de aula, vantagens e desvantagens. A IA está a mudar a educação para melhor? Como usar a IA para melhorar o processo de ensino e aprendizagem? 

Em grupos, os formandos refletiram ainda sobre as competências do séc XXI, nas três categorias: Learning skills, Literacy skills and Life skills.

A sessão de hoje terminou com o conhecimento de algumas ferramentas que usam AI, por exemplo Curipod, Fobizz, Claude, Perplexity, Chatgpt. Amanhã iremos "praticar"...

NB: (segunda parte do post) Texto sem adaptações de IA, mesmo "ao natural", 4 de março de 2025

Deu ainda tempo para aproveitar "o natural"...


e até um saltinho a Paris!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14/01/25 Praga

17/01/25 Praga

13/01/25, Praga